Notícia: Polícia Federal

Iniciada a escolha da organizadora para 600 vagas de agente

A Polícia Federal (PF) já iniciou o processo de escolha da organizadora do concurso para 600 vagas de agente, autorizado no fim de março. Até o dia 17 deste mês, o departamento receberá as propostas das instituições consultadas após o projeto básico do concurso ter sido finalizado. As propostas recebidas serão analisadas pelo departamento, que ainda dependerá do aval da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, em caso de contratação por meio de dispensa de licitação. A expectativa da PF é concluir todo o processo e divulgar o edital de abertura o mais rápido possível, embora haja prazo até 27 de setembro. O cargo de agente da PF é destinado àqueles que possuem o ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação, na categoria B ou superior. As contratações são pelo regime estatutário, que dá direito à estabilidade, e a remuneração inicial é de R$7.887,33, incluindo o auxílio-alimentação, de R$373.

A oportunidade será para lotação, preferencialmente, na região da Amazônia Legal e em áreas de fronteira, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A PF pretende concluir a primeira etapa do concurso ainda este ano e iniciar o curso de formação, que equivale à segunda etapa, no início do ano que vem. A etapa inicial será composta por provas objetivas e discursivas (aplicadas em todas as capitais), exame de aptidão física (testes em barra fixa, de impulsão horizontal, de corrida de 12 minutos e de natação), exame médico e avaliação psicológica. Tendo em vista a duração da primeira etapa no último concurso realizado para o cargo, em 2012, o mais provável é que o edital de abertura seja divulgado, no máximo, em agosto. O programa da seleção anterior deverá ser mantido. Com isso, serão cobrados conhecimentos de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Noções de Economia, Noções de Contabilidade, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Legislação Especial.

Organizadora – Embora a PF esteja cumprindo os trâmites burocráticos para a contratação da organizadora, será uma grande surpresa a eventual contratação de outra instituição que não o Cespe/UnB, que realiza os concursos do departamento há pelo menos 17 anos. 

Facebook

Entre em Contato


Nome *
E-mail *
Área de Atuação *
Mensagem *
Digite o Código: